Histórico de Curitiba-Pr !!!

23-12-2010 10:36

 HISTÓRIA

 
A ORIGEM DO NOME
 
Foi da união de palavras da língua tupi guarani que surgiu o nome: kur yt yba.
 
kur = pinhão
yt = árvore
yba = grande quantidade
 
Curitiba = grande quantidade de pinheiros, pinheiral.
 
Os primeiros desbravadores chegaram à região por volta de 1649, em busca de ouro nos rios do planalto curitibano. Até então, a região era habitada por índios Tingüis. Os novos desbravadores eram comandados por Eleodoro Ébano Pereira e ergueram às margens do Rio Atuba, hoje região dos bairros Atuba e Bairro Alto, uma pequena povoação chamada Vilinha. O ouro escasso os levou a procurar outro lugar, às margens do Rio Belém. Ali, onde hoje é a Praça Tiradentes, a cidade foi oficialmente fundada em 29 de março de 1693.
 
O tropeirismo, no século XVIII, e o rico comércio de erva-mate no século XIX impulsionaram o crescimento da cidade. Em 1855, Curitiba ganha seu primeiro plano urbanístico, dando início a uma postura de cuidado e planejamento que marcaria toda a sua história. Por volta de 1871, com a chegada de imigrantes poloneses, italianos, alemães, espanhóis, ucranianos e de várias outras etnias, a arquitetura, a culinária e os costumes da cidade se renovam.
 
Com o aumento da população, crescem os cuidados com o planejamento urbano e a criação de uma infra-estrutura, para a pequena cidade que, desde 1853, já era capital da província do Paraná. Em 1886, é inaugurado o Passeio Público, o primeiro parque da cidade. Em 1912, foi fundada a Universidade Federal do Paraná, a primeira do Brasil. Em 1929, a cidade ganha seu primeiro arranha-céu, o Edifício Garcez, com seis andares. Na época, os curitibanos tinham medo de que ele caísse. Com o tempo foram se acostumando até que, por volta de 1950, a cidade já estava recheada de arranha-céus.
 
Nos anos 60 e 70, dando continuidade a uma preocupação antiga, novas ações urbanísticas prepararam a cidade para os desafios futuros, fazendo de Curitiba uma cidade mundialmente conhecida por sua organização e planejamento urbano.
 
Texto por Eduardo Fenianos, jornalista, Expedições Urbenauta.

Crie o seu site grátis Webnode